Pela plenitude da vida!

Fones
(11) 4149-6343
(11) 9-9536-5781
(11) 9-7209-9770

Bem-vindo ao ICL

Travessia - Retiro de Meditação e Silêncio no nobre silêncio da natureza - feriado de 07 de setembro de 2017.

#Travessia


TRAVESSIA
Meditação e Silêncio

No nobre silêncio da Natureza, no feriado de sete de setembro

Um retiro de silêncio e meditação de tradição cristã para purificação e equilíbrio da mente e consequente saúde do corpo. Para todo aquele que busca a ampliação da força da vida interior, da fé e da ação focalizada. 

 

Nos dias 7,8,9 e 10 de setembro de 2017

São dias preciosos dedicados à imersão na prática da Meditação Integral (de tradição cristã, situada entre as grandes escolas meditativas). Uma oportunidade única de aprofundar sua prática meditativa, vivenciando-a em várias sessões ao longo do dia, variando entre meditação sentada, em passos lentos, em movimento, ao ar livre além dos encontros breves de ensinamentos.
É também um encontro do autoconhecimento, rumo ao caminho do coração, navegando ao encontro do seu Eu – impronunciável - Sagrado.
Inclui as práticas tranquilas e calmantes do Hatha Yoga tradicional.

                                                  Os frutos que levarei desta experiência?      

Uma imersão na meditação com uma programação amorosa que promove uma quebra dos automatismos e condicionamentos da mente. Isto significa uma grande mudança de estado, transformação que perdura, não somente pelos dias que se seguem pós-retiro, mas você vivenciará os efeitos por todos os seus dias.

O participante sairá desta experiência entendendo o poder e a importância da meditação e do silêncio em sua vida. Entenderá o valor do tempo e como você pode, através da meditação, estar em paz e tranquilo no tempo, vencendo angústias pelo poder da sua atenção plena. Assim, o tempo será usado de maneira produtiva, permitindo que o mesmo trabalhe de forma excepcional a seu favor.
Sua mente se beneficiará - com fecundidade - do gentil trabalho corporal e respiratório, através do Yoga e outras práticas na natureza. Você concluirá esta experiência sabendo relaxar o corpo e como produzir uma mente tranquila e uma alma feliz.

 

 

 


Onde faremos esta valiosa experiência de travessia  

Num santuário ecológico e nobre silêncio da Natureza do Centro de Espiritualidade Mary Ward, na estrada rural de Itapecerica. A sítio fica em local privilegiado de mata atlântica. Uma paisagem com muito ar puro, ao som dos pássaros, onde sopram suaves os ventos da Mãe Natureza. 

 

Nota:  O tempo é usado de forma equilibrada e proveitosa. As práticas e atividades são bem dosadas e privilegiam também os intervalos para o sagrado descanso, bem como para o trabalho manual monástico (leia mais sobre isto, e depoimentos, no final da página).  

 

Programação 

Quando alongo o corpo ele relaxa e minha mente se expande.
Práticas gentis, suaves e calmantes com alongamentos, respiratórios e posturas da Yoga-terapia. O mosteiro possui uma bonita sala de Yoga, ampla, confortável e arejada, conforme pede tradição.
Meditação - a prática leva à perfeição.
Na bela capela circular faremos diversas práticas meditativas, pela manhã, à tarde e à noite. São sessões de 20 minutos a 30 minutos, intercaladas com caminhadas tranquilas na natureza e outras atividades.
O sagrado descanso
Um retiro de meditação para você também descansar no feriado.
Acompanhando as práticas, que produzem descanso mental e físico, temos momentos reservados ao descanso físico e sono.
O Deserto na tradição espiritual
O deserto é o lugar do encontro com o Sagrado. As práticas de deserto nos levam a um profundo encontro com o Eu Feliz, Sagrado.
Meditação caminhando. A Atenção Plena
Caminhadas tranquilas e relaxantes no silêncio do sol ou sombras dos caminhos verdejantes da fazenda.
A Meditação e sua Filosofia - do mestre para o praticante
Na tradição da meditação a compreensão de seus ensinos e sabedoria é frequentemente transmitida através de estorinhas, metáforas e parábolas. São páginas que ensinam, aquecem o coração e ilumina o saber.
Silêncio e Oração
Ao toque do sino nos reunimos, em alguns momentos, na bela capela circular do Mosteiro, para as orações matinais e noturnas - tudo preparando uma noite de sono profundo e reparador.
Nota: o sino será usado na hora de despertar. O tintilar do sino também poderá marcar a transição de uma atividade para outra, ou ser um gentil convite para o grupo se reunir.

 

A importância do trabalho monástico na tradição espiritual 

O trabalho monástico envolve alguma tarefa simples e humilde usando as mãos. Ele faz parte da vida espiritual e convívio nos mosteiros. Tarefa simples que ajuda a relaxar a mente e o corpo além de praticar o foco e atenção na ação.  Um tempo empregado com descontração, desprendimento e amor que nos faz descobrir o valor do trabalho e do ser útil nas pequenas coisas. 

Nobre Silêncio: todo o seu empenho recompensará você e o grupo.

Prezado participante, pedimos carinhosamente que você leia com atenção a programação. Aceitando participar do retiro observe sinceramente a disciplina que é exigida em um trabalho de imersão como este. A manutenção do silêncio é um quesito fundamental para o sucesso do seu trabalho interior e do grupo.
É pedido expressamente que pessoas da mesma família e amigos se afastem de conversas, ainda que sagradas ou mínimas, para não prejudicarem o próprio processo e do grupo.
Havendo quebra do silencio, o participante será - gentilmente - convidado a se interiorizar. Todo o empenho valerá muito a pena!

Público Alvo 

1- Para todos os interessados em vivenciar na prática a Meditação. 2- Para quem já pratica alguma técnica e quer vivenciar a Meditação mais profundamente. 3- Para quem nunca praticou a Meditação e quer ingressar nesta experiência. 4- Da mesma forma, para todos aqueles que já fizeram o curso-treinamento de Meditação Integral e Meditação Cristã no Instituto Ciência e Luz.
Nota: Para um Retiro, não é necessário ter prévio conhecimento da meditação.
O retiro não inclui o curso de Meditação do Instituto Ciência e Luz.

Sobre as refeições 

Refeições sem carne vermelha, com opções variadas da horta.
A comida é caseira, saborosa, leve e de fácil digestão, conforme pede a prática meditativa.

Conduzem o Travessia - Retiro de Meditação e Silêncio

Dr. Toni Luiz - Psicanalista, filósofo, teólogo, professor de Meditação, trainner em PNL e consultor para a TLT-Terapia da Linha do Tempo. Frequentou, desde os anos 80, várias tradições meditativas do oriente e cristã, como grupos da Comunidade Mundial para a Meditação Cristã e, recentemente, o programa de Meditação Mindfulness, em oito semanas, na Unifesp, que adota protocolo da Universidade de Oxford. Experienciou a vida monástica de meditação, silêncio e oração meditativa na austera ordem dos monges Trapistas no Sul do país.                                                       

 


Prof.ª Sarita de Távora Domingues - Professora de Hatha Yoga Meditação participou de Congressos Internacionais de Yoga e Meditação na Universidade de São Paulo. A professora Sarita frequentou o programa de Meditação Mindfulness, em oito semanas, na Unifesp, que adota protocolo da Universidade de Oxford, bem como os workshops e vivências de Meditação Cristã com monges beneditinos da Comunidade Mundial para a Meditação Cristã, coordenados por Lawrence Freeman, em São Paulo. 

 

Como se relacionar com o silêncio durante o Retiro 

O silêncio é de suma importância para o sucesso de um retiro. Uma vez iniciado o retiro, não é permitido nenhum tipo de conversa com os outros participantes, ou com as pessoas que estão conduzindo o processo. Se precisar falar algo, você deverá fazê-lo por escrito. O silêncio será praticado em tempo integral, inclusive durante as refeições. Permita-se fazer esta experiência, valerá a pena! Durante os momentos propostos de meditação e silêncio, no grupo, não se deve ficar nos quartos.  

Você concluirá este retiro compreendendo, a partir de uma profunda experiência pessoal, a importância da meditação em sua vida.  

 

FAZENDO AS MALAS – O QUE LEVAR 

Bem-vindos ao Travessia - Retiro de Meditação, Silêncio e Cura Interior no feriado.

O QUE VESTIR
Aproveite para não levar muita roupa. Este é o traje que usaremos na maior parte do tempo.
Camiseta branca e calça de cor escura – moletom ou legging (mulheres) de cor azul marinho ou preta.
Tênis ou calçado baixo e confortável.
Viaje com roupa solta e confortável.

IMPORTANTE: SOBRE A ROUPA.
Levar mais três camisetas brancas - manga longa e/ou curta.
Aproveite para não levar muita roupa. Este é o traje que usaremos na maior parte do tempo.

O QUE LEVAR NA MALA
Abaixo está uma lista de itens importantes.
Procure não levar muitas coisas pessoais na bagagem. Atenha-se somente a lista abaixo.
- Tênis para caminhada
- Uma toalha de banho extra (se desejar). A Fazenda fornece roupa de cama e banho.
- 1 toalha banho para a prática Meditação.
- Canga ou toalha para cobrir o colchonete de Yoga (se desejar)
- Uma garrafinha de água.
- Um copo rígido com o seu nome.
- Artigos de higiene pessoal (shampoo, escova de dente, pasta, sabonete).
- Um agasalho ou xale
(como se trata de lugar de natureza a temperatura pode cair um pouco).
- Meias de inverno para as práticas de Yoga.
- Chapéu ou boné, óculos de sol.
- Protetor solar
- Guarda-chuva (se necessário).
- Roupa velha para o trabalho monástico.

Sejam bem-vindos!
Paz e Plenitude.
Dr. Toni Luiz
Professora Sarita de Távora Domingues⁠⁠⁠⁠
Equipes do Instituto e Mosteiro


- Não será permitido o uso de perfume, cosméticos, aparelhos eletrônicos e celulares.
- É proibido fumar nas dependências internas do mosteiro.
Nota. Em caso de desistência, depois de encerradas as inscrições, o valor da participação não será restituído.


LEIA COM ATENÇÃO AS REGRAS DE CONDUTA DURANTE O RETIRO 

- Permita-se a oportunidade de ficar sem uso de celular por alguns dias.
- Não é permitido – expressamente – a posse e o uso de aparelhos celulares, filmadoras e laptops durante o retiro.
- Todos serão gentilmente convidados a entregar seus aparelhos para serem guardados com segurança, sob a responsabilidade do Dr. Toni Luiz.
- Após o término do evento – e devolução dos aparelhos - serão autorizados fotografias e filmagens, à vontade.
- Não é permitido trazer quaisquer bebidas e alimentos para o interior do quarto, capela, sala de Yoga e auditório.
- Não é permitido trazer animais de estimação.
- Roupas com decotes, shorts e regatas são inadequadas para este evento.
- Não é permitido fumar na parte interna do mosteiro.
- Não assumir posturas inadequadas nas dependências (deitar pelo pátio, jardim debruçar-se nas muretas e etc.).
- Manter o silêncio em todos os momentos e partes do mosteiro.
Para benefício do grupo participante e do Retiro pedimos – gentilmente - que só participe deste evento quem aceitou estas seculares e necessárias regras da Tradição.

 

I N F O R M A Ç Õ E S 

INÍCIO: 07 de setembro, quinta, 10 horas da manhã.

ENCERRAMENTO: 10 de setembro, domingo às 15:30h.
LOCAL: Nnobre silêncio da natureza do Mosteiro Emaús, em paisagem

Belíssima - estrada rural de Itapecerica.

 

- VIAGEM DE IDA NO NOSSO TRANSPORTE

DATA: 07 de setembro, quinta feriado, 8:00h da manhã do Metrô Ana Rosa. 


- VIAGEM DE RETORNO - NO NOSSO TRANSPORTE - PARA SÃO PAULO

10 de setembro, domingo: 15:30h - vota para o Metrô Ana Rosa. 

PACOTE POR PESSOA
R$: 897,00 (pode ser parcelado)

                             

Com Dr. Toni Luiz e Prof.ª Sarita de Távora Domingues (Hatha Yoga). 

Inclui a prática meditativa dos antigos monges cristãos dos desertos. 
Caso necessário consulte as opções de parcelamento no cartão ou cheque.

DADOS BANCÁRIOS:

Itaú - Agência 0081 - Conta Poupança: 79.695-5/500 ou
Bradesco - Agência 108 (Vila Mariana)   Conta Corrente:  182315-9
Titular:  Antônio Luiz Domingues  CPF 375.647.146-20 

Reservas em São Paulo

Solicite reserva: https://goo.gl/GKfbMT

ou 11 9 7209-9770 whatsapp ou 11 9 89948086 whatsapp ou 11 41496343

Facebook: https://www.facebook.com/toniluiz.domingues

 

 

ALGUNS DEPOIMENTOS DO TRAVESSIA

 Nunca havia participado antes de nenhum tipo de retiro. 

Estive presente no último retiro na Fazenda Emaús no feriado de 07 de setembro e foi muito bom. Estava estressada, cansada e com resquícios de um episódio de fibromialgia e voltei do retiro não sentindo mais nenhuma dor e muito relaxada. Todas as práticas foram bastante confortáveis tanto para o físico como para a mente, todos podem acompanhar sem nenhum problema. Os professores Toni e Sarita foram impecáveis na conduta de todas as atividades, demonstrando muito amor, dedicação e pleno domínio em tudo. A confiança e calma transmitidas foram o que mais me chamou a atenção, na maioria das vezes, sem a necessidade do uso de palavras. Recomendo a todos e pretendo participar futuramente conhecer outras atividades do Instituto Ciência e Luz.

Muito obrigada!
Daisy Dantas

________

Toni, parabéns pela iniciativa de criar uma verdadeira maravilha da vida. Tive a honra de participar do primeiro Retiro Travessia, realmente pela primeira vez consegui entender a transformação da água para o vinho. Nunca antes na minha vida pude imaginar que o silêncio fosse capaz de me dizer “muitas, tantas coisas”. Realmente foi transformador para mim! Peço encarecidamente que vocês que estão lendo ou me ouvindo tenham a mesma coragem que eu tive e venham para o próximo Retiro Travessia e posso garantir: preparem se para a sua transformação.

Deus esteja com todos nós.

Antônio de Freitas – Itanhaém

Escrito em 7 de setembro 2015 na Fazenda Emaús.

________

Olá como estão? Saudades de todos e todas!

Dias revigorantes do retiro. Muiiiiiito bom!!

Aqui meu depoimento do resultado após ter participado do Travessia:

Além de ter sido uma vivência ímpar, retornei com uma sensação de renascimento... Por meio do silêncio  zerei  pensamentos , ações e fundamentalmente as palavras, agora a sensação é de recomeço, renovação. Sinto que repaginei...para trilhar  novos caminhos e possibilidades..

Parabenizo ao Dr. Toni e Profa. Sarita, pelo brilhante trabalho.

 Um abraço, Jane.

________

Dr. Toni e Prof.ª Sarita,  o Travessia foi fundamental para mim, pois trouxe muita disciplina, fé, entendimento e entrega. Também fortaleceu o meu amor por mim e pelos outros. Namastê! Agradeço ao Dr.Toni e Sarita por nos acolher com muito amor e dedicação, essa primeira turma foi maravilhosa, turma de muita força e cada um levando um tesouro dentro de si que fez de nós um grupo de muita força amor alegria esperança garra e a vontade de cada um de sermos pessoas cada vez melhores. Grato pelo esforço de cada! Vou carregar essa forca dentro do meu coração, um grande exemplo que tal?

Foi um maravilhoso retiro que tivemos a oportunidade de participar.

Jack Jorge

________

Fui buscando autoconhecimento, contato com a natureza e encontrar meu eu maior, mas encontrei muito mais neste Retiro. O contato com a terra me proporcionou sentir a unidade que somos, realmente todos somos um. Encontrei novos amigos-irmãos, em um lugar para perfeito silêncio e meditação.

Muita gratidão ao Toni que nos conduziu muito bem nessa travessia e a Sarita pelos diversos ensinamentos. Apaixonante o modo como lidam com o ser humano e com a natureza. Gratidão às irmãs do mosteiro e a todos os novos amigos que fiz e que espero reencontrar nas caminhadas pela vida. Grato, Grato, Grato de coração!

Rogério de São José do Rio Preto

________

Boa tarde Toni e Sarita!

Esta travessia foi de extrema importância, pois chegou para mim em um momento precioso. Devo conversar que já usei algumas ferramentas. Parabéns pela forma de conduzir os trabalhos. No próximo Travessia quero um diploma por ter concluído minha travessia.

Abraços fraternos que o Grande arquiteto derrame bênção sobre vossas cabeças, beijão no coração!

Chicada (Francisco)

________

Espetacular! Confesso que de início senti certa insegurança em passar 3 dias com pessoas e lugares desconhecidos pra mim. Essa prática de silêncio foi inédita na minha vida! Agradeço imensamente ao Dr. Toni e Sarita por dedicarem suas vidas a este trabalho divino de amor ao próximo. Foram 3 dias de puro silêncio, meditação, praticas de yoga, e muita comida orgânica da boa! Lugar excepcional!

Gratidão!

Jaqueline Felix de Araújo.

Escrito em 8 de setembro de 2015

________

Muito boa noite Dr. Toni Luís e professora Sarita de Távora e equipe, é com o coração cheio de alegria e gratidão que venho falar sobre a travessia e dizer que o meu propósito foi alcançado. O que aconteceu foi muito mágico e verdadeiro superou todas as minhas expectativas! Gostei de todas as atividades, foram maravilhosas,  mais em especial meditar tanto com as pessoas presentes no retiro como também meditar com a maravilhosa presença da professora Sarita, foi um presente de Deus! Ela tem muita força, cada atividade tem um sentido e transformou minha vida. Eu indico prá todos que sentirem no coração o chamado divino que participe. Gratidão!

Joseilda (Nani)

________

Bem, eu queria agradecer ao Toni e a Sarita por tão boa energia que circulou durante o retiro. Tudo foi feito com muita atenção, planejamento, paz e especialmente muito amor. Deu pra perceber!!!

Queria agradecer a oportunidade do silêncio... Tão rica e importante, tanto no retiro, como na vida... Quero levar essa experiência para minha vida mesmo. Queria agradecer também pelas meditações e importantes ensinamentos que foram compartilhados esses dias. Muita sabedoria nas palavras!!!! E claro, a presença de cada participante nesse momento foi mais do que especial. Obrigada pela travessia compartilhada, amigos!

Que Deus ilumine a vida de cada um, e que vençamos essa jornada da vida!!!

Um forte abraço!

Daniela

________

Oi pessoas queridas,

Foi realmente uma experiência Incrível! Como Realmente  temos mais que sentir do que falar.

Obrigada a vocês Toni e Sarita

Bjsss a todos!

Elisabeth

________

Meus caros Luiz e Sarita,

Agradeço a oportunidade de conhecê-los no contexto do retiro de silêncio do último feriado. Aprendi com a presença silenciosa de todos e todas. A profundidade e seriedade de vocês me desafiam a dar maior atenção ao meu coração, a minha interioridade. Cada detalhe do retiro mostrava que tudo estava preparado e o ambiente praticamente me permitia redescobrir a confiança interior para investir no meu crescimento como pessoa. Fiquei admirado com o fato de aos 56 anos ainda aprender posturas muito simples como a atenção plena aos alimentos.

A linguagem acolhedora em relação a muitas tradições religiosas fez com que os participantes percebessem que a meditação está presente nas origens de diversas tradições. A diversidade dos participantes também me impressionou muito e sou grato a todos.

Na eventual utilização desta minha mensagem no programa de rádio citem o meu nome como “aquele aprendiz que estava cansado de livros e buscava (busca) por uma vida mais centrada”.

E agora vou desligar tudo para meditar 10 minutos.

Que a vida de vocês continue sendo uma benção para as pessoas que têm o privilégio de conhecê-los.

Roberto Cury